Sobre o projeto
Mais de 120 Bois-bumbás do Amazonas integram mapeamento sobre folclore
Variadas manifestações folclóricas fazem parte da cultura do povo amazônida. Uma das mais importantes é a brincadeira de boi-bumbá, que se difundiu por todo o estado do Amazonas. Por isso, as histórias e características de cada bumbá precisam de amplo registro e divulgação. Pois assim, as informações podem levar mais conhecimentos para nativos, turistas, pesquisadores ou ainda àqueles que pouco conhecem sobre as coisas da Amazônia.
Diante deste contexto, os amazonenses Marcelo Pinheiro Ramos (artista plástico, fotógrafo e designer) e Leandro Guerreiro Tapajós (jornalista, artista e produtor cultural), uniram forças e idealizaram o projeto “Hoje tem festa de boi – mapeamento das tradicionais disputas folclóricas bovinas em todo o estado do Amazonas”.
Idealização e prêmio
Em dezembro de 2020, as ideias dos amigos Ramos e Tapajós – que iniciaram uma parceria longeva após participarem de exposições coletivas de artes por volta de 2005 – foram parar no papel. As experiências de ambos em atividades de transmissão e cobertura (jornalística ou fotográfica) e de criação (eventos, fotografias e vídeos) em cidades pelo interior da Amazônia convergiu e foi somada ao processo criativo do projeto “Hoje tem festa de boi – mapeamento das tradicionais disputas folclóricas bovinas em todo o estado do Amazonas”.
A junção de pensamentos rendeu frutos. A iniciativa foi premiada na categoria Folclore e Cultura Popular, pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com Apoio do Governo Federal – Ministério Do Turismo – Secretaria Especial Da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
Atividades e resultados
A partir de janeiro de 2021, mesmo com desafios impostos pelo segundo pico da pandemia de Covid-19, o projeto teve início na capital do Amazonas, Manaus, e resultou na primeira edição.
Uma equipe de profissionais da área acadêmica, jornalística e técnica viabilizaram ações para mapear e catalogar as festas folclóricas amazônicas (que tem como foco os bois-bumbás).
Com a iniciativa, o público pode conferir gratuitamente no site hojetemfestadeboi.com.br fontes para pesquisas acadêmicas, dados turísticos, um livro-reportagem (inicialmente em formato digital) e informações válidas sobre cada um dos bois-bumbás do Amazonas.
Sendo, deste modo, possível divulgar subsídios para fomentar a pesquisa acadêmica, produção cultural e atividade turística do Amazonas.